Tão importante quanto preparar uma comida gostosa é conservá-la da forma certa, mantendo todo o seu sabor! E isso vale para doces e salgados. Preparar o seu prato favorito, da sua família e amigos, e poder compartilhar esse sabor para mais tarde ou em outra ocasião é ótimo, não é mesmo? Por isso, o nosso texto de blog de hoje é sobre a conservação de alimentos e como organizar a cozinha da melhor maneira. Confira nossas dicas a seguir.

 

1 – Como conservar alimentos cozidos

Os alimentos cozidos são delicados pois tendem a ser mais perecíveis. Por isso, o indicado é que você os conserve em potes que tenham bastante aderência entre a tampa e o reservatório. Neste caso, dependendo da preparação, um prato pronto feito pode durar até mesmo por dias dentro da geladeira.

O ideal é apenas não o manusear muitas vezes ou deixá-lo fora da refrigeração por um longo período de tempo. Assim, a nossa dica é: se o consumo for em pequenas porções, divida em mais de um pote.  Por exemplo, uma lasanha, você pode cortar e separar em embalagens individuais.

O mesmo vale para congelar.

 

2 – Armazenamento ideal para doces gelados

Para o caso de mousses, pudins, gelatinas e doces gelados que exigem refrigeração para finalizar o preparo, a dica é usar potes redondos, sejam rasos ou profundos, mas com tampa. Assim, além de manter uma aparência bonita, típica de cada doce, você evita que eles absorvam o cheiro e o aroma da geladeira por conta de outros itens que estão ali dentro dividindo espaço.

Obs.: essa dica também vale para receitas salgadas que precisam marinar no tempero, assim elas não exalam cheiro.

 

3 – E os doces assados, como ficam?

Para os bolos e tortas doces também tem solução! Chega de deixar o bolo na forma coberto por pano de prato. Uma ótima possibilidade de conservar bem o bolo caseiro, sem contribuir para a proliferação de bactérias, moscas e formigas, é usar as boleiras. Elas são práticas, podem ter diferentes tamanhos e visuais e, com certeza, algum combina melhor com a sua cozinha!

 

4 – Grãos crus sem carunchos!

Você sabia que para a conservação de alimentos crus, especialmente grãos e macarrão, guardá-los em potes é uma ótima estratégias para evitar a proliferação de carunchos e outras pragas? Pois é isso mesmo. Você pode perceber que esses insetos aparecem especialmente depois que uma das embalagens foram abertas. E, de saco em saco, eles ficam por ali, circulando. Por vezes, até contaminam mesmo alimentos mais frescos e dentro do prazo de validade.

Assim, vale ressaltar que é preciso ir além de usar prendedores para lacrar as embalagens: em potes adequados, essas pragas não penetram. Por isso, a dica é transferir os grãos para potes bem vedados.

 

Investir nesses utensílios para a sua casa também é uma ótima maneira de manter a cozinha e os armários organizados! Isso proporciona até mesmo economia a longo prazo, já que nenhum alimento corre o risco de estragar ou vencer.

 

Assim, esperamos que tenha gostado das nossas dicas de conservação de alimentos. Lembrando que boa parte desses utensílios e muito mais, você encontra em nossa loja Demanos Dimanos de Sorocaba. Te esperamos para conhecer nossos produtos!