Skip to main content

Com os dias mais frios chegando também chega o momento de tirar do guarda-roupas os casacos e outras peças de inverno. Mas é sempre um incomodo quando fazemos isso e elas estão com aquele cheiro de “roupa guardada”, você não acha? Por isso, hoje vamos ensinar como tirar o cheiro de mofo dessas roupas de uma vez por todas e como manter o seu guarda-roupa limpo para evitar que a umidade se prolifere novamente.

 

Removendo o cheiro de mofo das peças guardadas

Acordou em um dia frio de inverno, abriu o guarda-roupas e percebeu que o seu moletom favorito está com cheiro de mofo? Mantenha a calma, é super fácil se livrar do odor indesejado.

Você já deve saber que o bicarbonato é um grande aliado da casa quando o assunto é limpeza. Com uma solução de 3 colheres de sopa de bicarbonato + 1 colher de sal em um litro de água, misturando bem até dissolver e deixando as peças de molho por 1 hora, é possível remover o odor de roupas brancas e coloridas. Essa solução serve para vários tipos de tecidos, como moletons e jeans. Depois, basta lavar cada peça normalmente.

Atenção, pois essa solução não se aplica para peças de couro. Nestas, passe um pano umedecido com vinagre branco (de maçã ou álcool) por toda a superfície, inclusive a parte interna, e depois seque como um pano limpo.

Outra dica super simples é deixar as roupas secarem ao sol (somente aquelas que não possuem na etiqueta o símbolo de secagem à sombra). A luz solar é uma super aliada na remoção do cheiro de mofo.

Leia também: Entenda de uma vez os símbolos nas etiquetas das roupas (e faça suas peças durarem mais)

 

Higienizando o guarda-roupas

Além de higienizar as suas roupas do jeito certo para remover o cheiro de mofo, é preciso também limpar de forma correta o guarda-roupa. O mofo se espalha em maior intensidade em um local com umidade e pouca luminosidade. Portanto, o jeito mais indicado para realizar a limpeza é aplicar um pano com álcool ou lustra-móvel e utilizar o secador de cabelo na temperatura mais baixa para deixar tudo bem seco, evitando uma nova proliferação.

É indicado criar uma rotina de limpeza, repetindo esse procedimento pelo menos uma vez a cada três meses. Além de deixar as portas do guarda-roupa abertas por algumas horas sempre que possível.

Já pensou em utilizar antimofos? Esses produtinhos super fáceis de ser encontrados em qualquer mercado podem ser combinados com as ações anteriores, fazendo com que o guarda-roupas e suas peças permaneçam sem cheiro de guardadas por muito mais tempo.

 

Guardando as peças da forma correta

Evitar o excesso de itens no guarda-roupa é outra importante indicação para evitar que o cheiro de mofo se prolifere. Que tal doar as roupas que não utiliza mais?

Além disso, tente utilizar organizadores sempre possível. Existem caixas organizadoras para meias, roupas intimas, sapatos e muito mais (inclusive, você encontra alguns desses produtos nas Lojas Demanos Dimanos!). Você também pode utilizar capas protetoras para tecidos mais finos como vestidos e peças de couro.

Essas dicas super práticas vão ajudar a evitar que as suas roupas fiquem cheirando a mofo, além de manter o espaço do seu guarda-roupa sempre limpo. Esperamos ter ajudado!