Skip to main content

Já falamos por aqui sobre a importância de cuidar da pele do rosto e de usar roupas apropriadas para treinar o corpo. Mas sabia que a saúde mental também deve ser cuidada? E o próximo mês é conhecido pela chegada da primavera, mas também por uma campanha muito importante para refletirmos sobre a nossa saúde mental: Setembro Amarelo.

Ela tem o papel de conscientizar e alertar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. Você sabia que, no Brasil, são registradas cerca de 12 mil mortes por essa causa todos os anos? Os dados são alarmantes e é preciso debater.

 

De onde surgiu a campanha Setembro Amarelo?

No Brasil, a campanha surgiu em 2014, da parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, que organizam nacionalmente o Setembro Amarelo. E no dia 10 deste mês, temos o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A data foi escolhida como forma de lembrar a morte de Mike Emme, um jovem dos Estados Unidos que tirou a própria vida em 1994. Ele tinha um carro amarelo e, em seu velório, amigos e familiares distribuíram cartões amarrados em fita amarela com frases de apoios a pessoas que pudessem enfrentar problemas emocionais.

Isto trouxe à tona, no mundo inteiro, a importância de saber lidar com nossa saúde mental, colocando o tema nos holofotes de forma a quebrar o tabu que faz muitas pessoas evitarem falar sobre o suicídio.

 

mulher abaixada em praia, com aparência deprimida

 

Depressão é a maior causa de suicídios no mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos alguém tira sua própria vida. Uma triste realidade que não escolhe gênero, cor ou classe social. Mas que registra cada vez mais casos entre jovens de 15 a 24 anos. O que é alarmante!

Entre as causas que podem levar ao suicídio, cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. A depressão atinge mais de 12 milhões de brasileiros, sendo considerada pela OMS uma das doenças mais impactantes e incapacitantes do mundo.

 

Autoconhecimento é tudo: entenda os sinais

Em tempos de distanciamento social, em que muitas pessoas passaram longos períodos isolados por conta da pandemia, o momento é de atenção redobrada quanto a alguns sinais que podem indicar depressão. O autoconhecimento é a melhor forma de prevenção. E, além disso, é bom saber os problemas que podem surgir, tanto para saber lidar com a sua própria saúde mental, quanto a de outras pessoas que você gosta.

​Entre os problemas que podem surgir e caracterizar a depressão, estão:

  • alterações do humor e de sono;
  • ansiedade estresse;
  • alteração no apetite (falta ou excesso);
  • luto patológico;
  • abuso de drogas;
  • transtornos de adaptação, entre outros.

 

Clicando neste link, você tem acesso a um documento da campanha oficial do Setembro Amarelo, com fatores de risco e sinais de alerta para poder auxiliar na prevenção.

mulher segurando uma fita amarela, em apoio a campanha de prevenção a suicídios

 

O que fazer se você conhecer alguém que talvez possa cometer um suicídio?

A ideia deste post é sensibilizar as pessoas, quebrar tabus: é fundamental falarmos de temas como este. A informação e diálogo são cruciais. E é claro, pode ser muito difícil iniciar uma conversa para ajudar uma pessoa querida numa situação como estas. Mas temos algumas dicas:

  1. Escute sem julgar em nenhum momento o problema de outra pessoa;
  2. Saiba ouvir. Não ofereça soluções simples e não desmereça o sentimento de outra pessoa;
  3. Nunca pressione a pessoa a falar, respeite seu espaço;
  4. Deixe claro que você está disponível para quando ela quiser se abrir.

 

A depressão nos mostra como é importante cuidar da nossa saúde. Por isso, busque formas de manter sua mente e corpo mais saudáveis, praticando atividades físicas e mantendo sempre contato com amigos e familiares, por exemplo.

Caso você ou alguém que conheça esteja sentindo alguns sintomas de depressão, busque apoio de quem é especialista no assunto. Acesse o site https://www.setembroamarelo.com e saiba como buscar ajuda. Vamos cuidar da nossa saúde e de quem está ao nosso lado!