A luta contra o câncer de mama é uma luta de homens e mulheres! Entender o que é a doença, como se prevenir e de que forma buscar tratamento é um passo essencial para a melhoria da qualidade de vida e da saúde de todas as mulheres – e de todos os homens que convivem com elas. Neste Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, preparamos um conteúdo super especial com essas informações.

A autoestima também é uma ferramenta importante para dar a volta por cima na luta contra câncer. Por isso, também esperamos que este texto ajude a despertar um pouco do melhor que há dentro de você. Vamos juntas?

 

 

O que é o câncer de mama e sintomas

O câncer de mama é um tumor maligno, formado pelo crescimento anormal de células e desenvolvimento de nódulos na mama. Em geral, os sinais e sintomas podem variar – inclusive, há casos raros em que mulheres sequer apresentam sintomas. Entre os principais sintomas estão: aparecimento de nódulos na mama, inchaço (mesmo que sem nódulo aparente), dores na região, inversão do mamilo, vermelhidão e inchaço na pele.

 

Cuidados e prevenção

O câncer de mama pode se disseminar quando as células cancerígenas entram no sangue e são transportadas para outras partes do corpo. Por isso, o diagnóstico da doença deve ser feito o quanto antes. Neste processo, o autoexame é muito importante e deve ser feito todo mês – sete dias após a menstruação, ou em um dia fixo caso a mulher não menstrue.

O autoexame pode ser feito da seguinte maneira: passe os dedos com uma ligeira pressão por toda a região mamária, inclusive a parte lateral, na tentativa de encontrar anormalidades. Caso encontre, procure seu médico. Ainda assim, certos nódulos somente são identificados no exame de mamografia – o mais importante no processo de diagnóstico, pois consegue flagrar lesões menores do que 1 cm. A recomendação é realizar a mamografia anualmente.

 

 

Tratamento

O tratamento do câncer de mama é garantia do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. O médico indica o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

 

 

Outubro Rosa – Vista a cor por essa causa

O mês de outubro é marcante porque durante toda sua extensão mulheres do mundo inteiro aderem ao laço símbolo da campanha – além de peças de roupas na cor rosa para simbolizar a conscientização da luta contra o câncer de mama. Nós das lojas Demanos | Dimanos convidamos você a participar dessa ação com a gente.

Neste período, a cor rosa é destaque no nosso catálogo: blusinhas, calças, jaquetas, acessórios e sapatos, em várias tonalidades e modelos para você montar o look que vai te deixar linda e confiante.

Vem com a gente nessa causa tão importante? 😊

 

As principais informações deste texto foram retiradas do site do Ministério da Saúde, que você pode acessar clicando aqui. E lembre-se: a moda é se cuidar!