Assim como o Outubro Rosa é importante para as mulheres, neste mês chamamos atenção à campanha do Novembro Azul. Ela é voltada à conscientização dos homens a respeito da necessidade da prevenção e, mais do que isso, diagnóstico precoce do câncer de próstata. Criada em 1999, na Austrália, e em vigor anualmente em 21 países, é um marco que reforça a importância dos cuidados com a saúde em geral, com o objetivo de alertar as pessoas.

Por isso, acreditamos que é importante compartilhar informações e dicas essenciais os homens se cuidarem. E também para que você possa cuidar de quem está próximo. Vamos lá?

 

O que é o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que acomete principalmente homens acima dos 65 anos, com uma taxa de 75% de ocorrência de casos nessa faixa etária no mundo todo. Estima-se que cada ano surjam, em média, 65 mil casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) sendo um dos mais comuns no mudo inteiro.

Silencioso, cresce lentamente e sem sintomas no organismo e está relacionado a:

  • Histórico familiar da doença,
  • Fatores hormonais e ambientais,
  • Hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas).
  • Além disso, o sedentarismo e excesso de peso podem ser causadores da doença.

Vale lembrar, porém, que quando diagnosticado precocemente e devidamente tratado, o câncer de próstata é 100% curável. Por isso, caso descoberto, é fundamental o acompanhamento médico constante, pois uma vez que não há essa preocupação com o tratamento, ele se torna uma doença maligna e letal.

Quando já evoluído, pode causar dores ósseas, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases – o que pode ser muito grave.

 

Você já foi ao urologista?

Um dado alarmante é fruto de um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU): aponta-se que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Isso é muito grave, já que aumenta ainda mais as chances da doença progredir.

Então, por que não buscar esse acompanhamento médico? Nada melhor do que estar em dia com a saúde, não só com relação ao câncer de próstata. Se você está dentro da faixa etária de risco (especialmente a partir dos 50 anos) ou conhece alguém que esteja, vale a pena chamar atenção e orientá-lo a procurar um médico urologista. A prevenção ainda é o melhor remédio!

 

 

Tudo azul na Demanos | Dimanos

Algo que nunca da moda, nem poderia, é o cuidado que você deve ter pela sua saúde e de quem está próximo a você. Então, convidamos você a surfar nessa onda dos cuidados, mas aproveitar também para se vestir de acordo com o Novembro Azul. As peças de roupa desta cor são atemporais, assim como a necessidade de cuidarmos da nossa saúde e bem-estar.

Nas lojas Demanos | Dimanos você encontra diversas opções de roupas – camisas, calças e bermudas jeans, camisetas, blusas e pijamas – das casuais e informais às mais sociais e formais, para todos os perfis possíveis.

Vamos juntos nos cuidar?