É muito bom quando a gente consegue deixar a casa com a nossa cara, concorda? Principalmente em um momento como esse, em que passamos a maior parte do tempo dentro dos nossos lares. Pensando nisso, vamos lançar um especial de decoração, uma série de 3 textos em que vamos dar dicas para conciliar a decoração com a organização e deixar o ambiente de casa o mais agradável possível.

Hoje, o primeiro texto traz algumas dicas para você deixar a sua sala linda – e, é claro, investindo pouco ou nada. Confira a seguir!

 

A sua sala mais charmosa

Primeiro de tudo, é preciso ter em mente que uma decoração quase nunca começa do zero – a gente adquire produtos decorativos novos que serão utilizados com móveis que já possuímos, por exemplo. Na sala de estar, o segredo é utilizar produtos que estejam em sincronia. Por isso, nossas lojas têm uma grande variedade de produtos para deixar a sua sala mais charmosa, como capas para almofadas, cortinas e mantas decorativas para sofás – tudo em diferentes estilos e estampas.

Mas como podemos criar essa sincronia? Ela pode acontecer de várias formas: por contraste de cor, de estilo ou de estampa. Veja qual é a tonalidade ou estampa predominante da sua sala e explore cores mais claras e escuras que estejam na mesma sintonia. Por exemplo, se o seu sofá é da cor cinza clara, uma ótima ideia é utilizar para os produtos decorativos tonalidades de cinza mais escuras para criar contraste. Isso ajuda a dar uma sensação de leveza para o ambiente.

Esse contraste também pode ser criado utilizando produtos de cores diferentes, mas que “casam” umas com as outras. Por exemplo, o azul bebê combina super bem com as tonalidades de cinza – e uma almofada ou cortina nesta tonalidade de azul poderia dar um charme e destaque ainda maior para a sala nessa situação.

 

Dando o seu toque final com objetos decorativos, puffs e espelhos

Os objetos decorativos são ótimos para dar um toque final – e eles ainda ajudam a criar personalidade para o cômodo, deixando que ele transpareça mais os nossos gostos. Embora a sincronia seja importante, aqui vale explorar o que você mais gosta: canecas personalizadas, vasos e quadros são algumas opções.

Os puffs também cumprem bem essa função e dependendo do contraste de cor em relação aos outros móveis, eles ainda podem funcionar como um objeto de destaque. Já os espelhos são os objetos de decoração queridinhos de muita gente. Em casas e apartamentos pequenos eles ajudam a aumentar a tanto a sensação de espaço do local, como também de luminosidade.

 

Para criar ótimas combinações de cores

Quer um jeito fácil de criar sincronias e contrastes de cores? Alguns sites ajudam na criação de paletas de cores e você pode usá-los para pensar na aplicação da decoração da sua casa. Indicamos o Adobe Color, que é grátis e super intuitivo, basta selecionar uma cor e escolher o efeito desejado que ele automaticamente cria várias paletas com base nas suas escolhas.

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de decoração. Nos próximos textos do nosso especial de decoração vamos trazer muito mais para você.