Sabe aquela peça linda e querida que, sem querer, você ou alguém na sua casa acabou estragando? Pois bem. Isso poderia ter sido evitado com uma orientação prévia sobre como lavar roupa e cada tipo de tecido. Pode até parecer um pouco óbvio, “ah, é só jogar na máquina”, mas não é.
Por isso mesmo é que preparamos esse texto com 5 dicas de como lavar roupa e fazer suas peças durarem mais! O objetivo é falar dos diferentes cuidados, quais produtos usar e os modos de lavagem. Vem com a gente?
1 – Preste atenção nas etiquetas
A gente já falou por aqui sobre como entender o símbolo das etiquetas de uma vez por todas. E isso inclui indicações de como lavar, por exemplo. Os ícones podem indicar várias coisas, entre elas:
- Lavar à mão OU à máquina (o verdadeiro sentido de “tanto faz”)
- Temperatura máxima da água usada na lavagem
- Usar centrifugação reduzida
- Somente lavagem natural
- Proibido lavar à água, entre outras.
Por isso é importante seguir tanto as orientações das etiquetas como entender as configurações da máquina de lavar, para que tudo saia da maneira correta. Veludo, couro, camurça, paetês e bordados, crochê, tricô e renda devem ser sempre lavados à mão.
As etiquetas ainda trazem a composição daquela roupa. Com esses dados em mãos, facilita muito separar peças para serem lavadas juntas por tipos de tecidos e/ou de acordo com as necessidades específicas.
Observação: o mesmo serve para itens brancos, que devem ser limpos separadamente dos coloridos. Entre os coloridos, separe claros de escuros, #ficaadica.
2 – Lave somente quando necessário
Se você é daquelas pessoas que usa a peça uma vez e já põe para lavar, que tal repensar esse hábito?
É claro que há ocasiões e ocasiões. Se você trabalhou o dia inteiro ao sol, provavelmente essa é uma necessidade. Mas se usou uma roupa a passeio, por poucas horas e sem ter suado, deixar de lavar é uma baita dica para que ela dure mais tempo – e vamos combinar que ainda economiza água, não é mesmo?
3 – Use produtos menos abrasivos
Certas peças, dependendo da composição e da coloração, exigem mais cuidados. De maneira geral, o uso apenas de sabão neutro é indicado para todas, bem como roupas de bebês (isso para não gerar alergia na pele das crianças). Outras dicas de ouro são: usar amaciante com moderação (e ele também não deve ser usado em todas) e não usar alvejante à base de cloro.
4 – Remova manchas antes da lavagem
Lavar, lavar e lavar para remover manchas? Você pode acabar com um tecido manchado e desgastado.
A dica é usar água fria (ou morna se for um tecido mais resistente), sabão ou outro produto específico na área encardida antes da lavagem na máquina. Também é indicado deixar um pouco de molho – mas nem tanto a ponto da trama estragar.
5 – Deixe secar ao natural
Não existe roupa lavada que não passe pelo processo de secagem, por isso incluímos esse tópico aqui. O bom e velho varal é o melhor amigo nesse sentido, mas vale se atentar sobre o que é ideal ficar ao sol e o que precisa secar à sombra. Falando em secadora, o uso merece atenção redobrada. Seda, linho e até mesmo jeans podem encolher ou, no pior cenário, estragar a roupa. As etiquetas também podem orientar sobre isso!
Gostou das dicas de como lavar roupa? Esperamos que sim. E você pode usá-las a partir do próximo cesto. Agora, caso queira mesmo um look novo, é só procurar uma de nossas lojas. Seguimos prontos para te atender!