Você já ouviu falar sobre a Teoria das Cores? Ela diz que as cores e tonalidades são repletas de simbolismos e influenciam diretamente o nosso cérebro em relação à percepção das sensações, lembranças e sentimentos. Assim, elas são capazes de ressaltar ou fazer transparecer o que estamos sentindo, ou seja, o significado das cores vai muito além daquilo que conseguimos ver.
Em muitos filmes e séries, por exemplo, as cores das vestimentas de um personagem representam um reflexo daquilo que ele está sentindo, da sua personalidade ou do momento que está passando. A própria cor da cena e dos objetos tem uma função parecida. Por isso, nos filmes de drama é comum ter um ambiente mais acinzentado (o cinza representa tédio), enquanto que nos filmes de comédia se tem uma ambientação mais quente e alaranjada (o laranja é a cor da recreação e diversão).
Mas e na vida real? Como as cores influenciam as nossas escolhas e o nosso cotidiano? Como elas simbolizam o que estamos sentindo e quem somos?
O processo em nosso cérebro é quase “automático”
Ao mesmo tempo que simboliza lealdade, quanto mais escura a tonalidade o azul representa tristeza. Mas isso não significa que vamos acordar em um dia mais para baixo e pensar: ”estou um pouco triste, então vou usar uma camiseta azul marinho”. Também não significa que se você está feliz, não pode usar preto, a cor do poder e do luto, por exemplo.
Pelo contrário, as nossas escolhas são quase que intuitivas – simplesmente escolhemos porque gostamos ou nos sentimos bem – ou escolhas pautadas por outras situações, como o contexto.
Então também diz respeito ao que se passa à nossa volta
Uma reunião de trabalho ou uma reunião escolar entre pais e professores representam contextos mais formais. Como o nosso cérebro já associa automaticamente as cores aos sentimentos e sensações, fica mais fácil escolher as roupas para participar dessas atividades.
Normalmente preferimos cores mais neutras e frias e deixamos as cores quentes para detalhes, acessórios ou peças chaves como uma jaqueta ou casaco vermelho (a cor da paixão e da felicidade) sobre uma camiseta básica preta.
O clima não deixa de ser um fator importante
Somos influenciados também pelo clima e pelas estações. Por que a primavera, estação que tem seu início no próximo mês, é a estação das cores? Nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. Com isso, as cidades ficam repletas de tonalidades, a maioria delas associadas a algo positivo e alegre (o violeta para a magia, o amarelo para o otimismo e o verde para a esperança, por exemplo).
O nosso cérebro é capaz de perceber todas essas sensações, fazendo com que a gente queira também transmiti-las nas roupas que estamos usando. Quem não gosta de usar na primavera um vestido ou camisetas super floridas e coloridas?
Os nossos gostos, estilos e escolhas sempre prevalecerão em relação ao significado das cores
O branco é a cor da inocência, mas ter um guarda-roupa majoritariamente branco não significa ser inocente. Da mesma forma, gostar de roupas pretas não significa que você é uma pessoa violenta. Nem o rosa (a cor da delicadeza) significa que você é uma pessoa sensível. Além dos significados das cores proposta pela Teoria das Cores, o estilo também diz muito sobre nós, nossos gostos e representam também os nossos sentimentos.
O que vale mesmo é se olhar no espelho e se sentir bem com aquilo que está usando. Por isso, as Lojas Demanos | Dimanos tem cores e opções para todos os estilos em todas as estações do ano. 😊