Skip to main content

As férias escolares chegaram e os pequenos estão cheios de energia e tempo livre. A gente sabe que no mundo moderno, boa parte deste tempo é preenchido com atividades como assistir TV, navegar na internet e jogos eletrônicos. Mas existe uma infinidade de possibilidades para além do digital. Que tal desconectar um pouquinho as crianças e retomar algumas tradições? Hoje listamos 7 brincadeiras infantis tradicionais para as férias escolares. Confira a seguir!

 

1 – Amarelinha

Um jogo de pular super divertido. Basta desenhar uma sequência de quadrados no chão, numerados de 1 a 10. O objetivo é passar pulando por esses quadrados com somente um pé em cada um deles, e chegar ao final do caminho sem se desequilibrar ou pisar nas bordas. É possível criar variações e brincar de outras formas. Use a criatividade!

 

2 – Pipas

Empinar pipas é uma das brincadeiras mais populares do Brasil. Para deixar mais divertido ainda, ao invés de comprar uma pipa pronta, é possível produzir a sua, utilizando varetas de bambu, linha, folhas de seda e cola – e não se esqueça da rabiola para que ela possa voar mais alto e por maior tempo.

 

Criança brincando com bolinhas de gude

3 – Bolinha de gude

Também conhecidas como birosca e bolita, é uma das brincadeiras mais ricas em possibilidades: uma delas consiste em fazer buracos no chão e o vencedor é aquele que consegue acertar mais bolinhas neles; outra consiste em fazer um triângulo utilizando giz, colocar várias bolinhas dentro dele e tentar tirá-las de lá arremessando outra bolinha (sem deixar com que ela pare dentro do triângulo) – ganha, ao final, quem resgatar o maior número delas.

 

4 – Esconde-esconde

O esconde-esconde é, com certeza, uma das brincadeiras infantis mais tradicionais. Quem nunca fechou os olhos, contou até 100 e foi procurar os amigos (que precisam se salvar antes de serem encontrados)? É uma ótima atividade para gastar energia!

 

5 – Passa-anel

Para brincar de passa-anel é preciso fazer uma roda com a criançada e ter em mãos qualquer objeto pequeno (não precisa necessariamente ser um anel). Uma criança passa as suas mãos com o objeto no meio das mãos de cada um dos outros participantes. E sem que ninguém perceba, deixa cair o objeto nas mãos de um deles. No final, o passador escolhe um outro participante que deve acertar quem ficou com o objeto por último. Se ele acertar, o jogo recomeça com o vencedor passando o objeto.

 

Crianças brincando de dança das cadeiras

6 – Dança das cadeiras

Diversão garantida para a criançada! Os participantes dançam em volta das cadeiras enquanto toca uma música. Quando a música é pausada, eles devem sentar. Quem não conseguir sentar, sai do jogo. Sempre que um participante sai do jogo, uma cadeira precisa ser retirada e o vencedor é aquele que consegue sentar na última rodada.

 

7 – Futebol de botão

Essa é uma forma de trazer o futebol para dentro de casa sem correr o risco de quebrar os móveis e janelas – se você é papai ou mamãe, com certeza vai sentir esse alívio. E as regras todo mundo sabe: ganha quem marcar mais gols.

 

Para deixar os pequenos ainda mais confortáveis para colocar em prática todas essas atividades, as Lojas Demanos | Dimanos contam com uma grande variedade de peças versáteis, usuais e que vão durar muito para meninos e meninas brincarem à vontade.

Inclusive, você pode conferir algumas no texto que preparamos sobre 5 itens que não podem faltar no guarda-roupa das crianças. E aí, bora brincar?